Distante em 198 km de Fortaleza, Limoeiro do Norte é a segunda cidade visitada pelo projeto “Retratos da Defensoria: A imagem por trás dos números”, promovido pela Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC). De acordo com o Censo Demográfico de 2022, a cidade possui, atualmente, 59.560 mil habitantes. A densidade demográfica é de 80 habitantes por quilômetro quadrado. Representa, assim, um dos municípios mais populosos do Vale do Jaguaribe – região socioeconômica formada por cidades como Jaguaruana, Jaguaribara, Quixeré, Russas e Tabuleiro do Norte, entre outras.
A população limoeirense recorre à Defensoria Pública da cidade, tendo como vinculada o município de Quixeré, no Fórum Des. Antônio Carlos Costa E Silva. O núcleo conta com duas salas destinadas ao atendimento dos assistidos pela Instituição. Atualmente, há três defensores públicos lotados no núcleo de Limoeiro do Norte, sendo um da segunda vara cível, uma defensora da primeira vara cível e uma da vara única criminal.
“Quando chegamos à comarca de Limoeiro do Norte, tivemos a satisfação de conversar com alguns assistidos e entender melhor o impacto do serviço da Defensoria Pública na vida daquelas pessoas”, explica a presidenta da ADPEC, Kelviane Barros, em visita ao núcleo.
“As instalações que possuímos na comarca são boas, mas mediante a densidade populacional da cidade e sua vinculada, precisamos levantar a pauta da criação de uma sede própria, garantindo mais segurança, melhores condições de trabalho e mesmo maior privacidade para os assistidos dos nossos colegas defensores e defensoras”, explica o diretor parlamentar da Associação, Luís Fernando de Castro da Paz.