Município do Sertão Central cearense, hoje, Quixadá possui uma população total de 84.165 pessoas. Segundo dados da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), somente durante o ano de 2020, o núcleo na cidade realizou 12.881 atuações, sendo destaques ações referentes à divórcio e pensão alimentícia. Ocupando a 10ª posição no ranking de população dos municípios do estado, atualmente, a Instituição não possui sede própria e seus atendimentos são realizados no Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário Católica de Quixadá (UniCatólica).
A presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), Kelviane Barros, e seu diretor parlamentar, Luís Fernando de Castro da Paz, visitaram as instalações da comarca. “Anteriormente, os atendimentos de nossos colegas defensores e defensoras ocorriam no Fórum Desembargador Avelar Rocha, mas, por conta de reformas, estão locados agora na UniCatólica, parceira da nossa Instituição”, explica o diretor.
A comarca recebe ainda demandas de Banabuiú, Choró, Ibaretama e Ibicuitinga. Já as ações mais recorrentes são da área da saúde, família, alvará judicial e criminal. De acordo com a constatação feita durante a visita, atuam no núcleo três defensores. “Quando estão todos os defensores aqui, nós não conseguimos fazer o atendimento ao mesmo tempo. Então, a faculdade às vezes disponibiliza outras salas para que o trabalho possa ser feito pelo defensor público. Temos, assim, o registro dessa instalação, ainda que provisória, da Defensoria Pública aqui em Quixadá”, explica a presidenta da entidade da classe.