Tauá

Retratos da Defensoria chega a Tauá; segunda maior cidade do estado demanda melhorias nas instalações da Defensoria Pública

Ocupando o lugar de segundo maior município em extensão territorial do Ceará, Tauá possui 4.010,618 km² cobertos pelo bioma de caatinga e uma vegetação característica do local. A cidade conta com uma população estimada de 61.223 habitantes e é conhecida pela gastronomia local, que atrai turistas de todo o estado. Ainda que seja a 28ª cidade mais populosa do Ceará, a Defensoria Pública de Tauá também é vinculada com as cidades de Quiterianópolis, Parambu e Arneiroz, tornando o papel dos defensores locais ainda mais importante.

Prosseguindo com o projeto “Retratos da Defensoria: A imagem por trás dos números”, a presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), Kelviane Barros, e o diretor parlamentar, Luís Fernando de Castro da Paz, visitaram a Defensoria Pública de Tauá para entender as demandas da população e as carências do órgão.

Além de um espaço para triagem da população, as duas salas da Defensoria Pública local ficam no Fórum de Tauá, na Rua Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 217, sendo uma para atendimento cível e outra para tratamento criminal. A necessidade de manutenção na infraestrutura das instalações pode ser observada em ambos os espaços, onde existem fios expostos, paredes com pontas de parafusos, manchas e reboco falhado.

Com todos os defensores em atividade cumulativa e uma auxiliar de apoio remoto, a presidenta da ADPEC, Kelviane Barros, reconhece a urgência de mais atenção para a Defensoria Pública de Tauá: “As deficiências estruturais são o reflexo de um sistema que demanda um cuidado mais preciso, para que possamos atender as necessidades da população em busca de seus direitos garantidos pela lei”.

Entenda mais sobre o projeto Retratos da Defensoria

A ADPEC lançou um novo projeto chamado “Retratos da Defensoria: A imagem por trás dos números”, que prevê buscar melhorias nas comarcas e nos núcleos da Instituição na capital e no interior do estado. A Associação também busca entender quais são as necessidades e os pleitos dos defensores públicos cearenses, fazendo um verdadeiro raio-x das realidades encontradas. Ao todo serão mais de 40 núcleos visitados. O objetivo é ouvir a classe, sanar os problemas encontrados e buscar melhorias para a rotina de trabalho dos defensores públicos.

close
Start typing to see posts you are looking for.
Sidebar