Morada Nova

ADPEC visita comarca da Defensoria Pública em Morada Nova

Com 61.221 habitantes, Morada Nova é a 29º cidade mais populosa do estado. O município possui uma densidade demográfica de 22,15 habitantes por quilômetro quadrado. O núcleo da Defensoria Pública na cidade fica localizado no Fórum Desembargador Agenor Monte Studart Gurgel e foi visitado pela presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), Kelviane Barros, e pelo seu diretor parlamentar, Luís Fernando de Castro da Paz em mais uma etapa do projeto “Retratos da Defensoria”. 

Na oportunidade da visita, um assistido relata a importância da Instituição na vida dos cidadãos morada-novenses hipossuficientes. “Nós somos carentes, nós somos pobres, nós não temos riqueza e se não for o apoio da Defensoria para nos auxiliar, nos defender e fazer com que a nossa honra seja respeitada, nós estamos eliminados, porque não há outra alternativa. Só a Defensoria Pública”, conta. 

A comarca é composta por três defensores públicos, sendo um atuante na vara criminal e dois na vara cível. A gestão da ADPEC também conversou com o defensor XXXXX, que reforçou a necessidade de mais defensores públicos convocados. “Você vai assistir quem? Uma pessoa precisa de um medicamento ou quem está preso? Para mim, os dois são extremamente importantes, mas eu tenho uma limitação chamada tempo. Então, não só mais defensores, mais carreira de apoio também. É muito bom que se venha a ter, que isso vai fortalecer também o atendimento”, explica.  

“Nós estamos atentos a essa necessidade. Por vezes o trabalho dos defensores e das defensoras públicas é comprometido pelo acúmulo de atividade, que impede a chegada de novas ações. É imprescindível que os novos defensores sejam convocados e venham ocupar os cargos em aberto”, conclui a presidenta da entidade, Kelviane Barros. 

Entenda mais sobre o projeto Retratos da Defensoria

A ADPEC lançou um novo projeto chamado “Retratos da Defensoria: A imagem por trás dos números”, que prevê buscar melhorias nas comarcas e nos núcleos da Instituição na capital e no interior do estado. A Associação também busca entender quais são as necessidades e os pleitos dos defensores públicos cearenses, fazendo um verdadeiro raio-x das realidades encontradas. Ao todo serão mais de 40 núcleos visitados. O objetivo é ouvir a classe, sanar os problemas encontrados e buscar melhorias para a rotina de trabalho dos defensores públicos.

close
Start typing to see posts you are looking for.
Sidebar