Barbalha

Barbalha é visita pelo projeto Retratos da Defensoria; ocupar espaços e ganhar visibilidade é preocupação da classe

Berço de manifestações culturais tradicionais e festas populares que dão orgulho ao Ceará, como é o caso do “Pau da Bandeira” – festejo em homenagem à Santo Antônio –, Barbalha, hoje, está na 17ª posição do ranking de população dos municípios cearenses. Atualmente são 75.033 habitantes. Com a alta densidade demográfica, a cidade é também marcada pela crescente procura de sua população pelos serviços públicos essenciais, como é o caso da Defensoria Pública. 

Assim, dando continuidade ao projeto “Retratos da Defensoria: A imagem por trás dos números”, a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), representada por sua presidenta, Kelviane Barros, e seu diretor parlamentar, Luís Fernando de Castro da Paz, visitou a sede da Defensoria Pública na cidade, localizada na Rua Zuca Sampaio, 151. O núcleo conta com três defensores públicos lotados, sendo uma defensora da Vara Única Criminal – Luciane de Sousa Silva Lima, um da 1ª Defensoria Cível atuando em atividade cumulativa e um da 2ª Vara Cível. 

Para a defensora pública, Luciane de Sousa, atualmente, a classe está empenhada em alcançar mais espaços e ressalta a importância da presença da Instituição para a população barbalhense. “A gente promove essa igualdade social e que eles saiam de uma posição de esquecimento e se tornem cidadãos para serem vistos e ouvidos. Nós temos a função de transformar as vidas. Nós ainda estamos ocupando timidamente ocupando os espaços e acho que o nosso maior interesse como instituição é se tornar bem mais visível do que hoje nós somos”, afirma.

A presidenta da Associação da categoria, Kelviane Barros, em visita à sede de Barbalha ouviu os apontamentos feitos e concordou com o posicionamento da colega. “Estamos trabalhando arduamente para atingir uma maior igualdade social, nos preocupando com estar em lugares em que a vulnerabilidade social e econômica é o grande empecilho na busca de direitos essenciais”, diz, “e vamos adentrar muito mais espaços assim, cumprindo nossa missão enquanto defensores e defensoras públicas”. 

Entenda mais sobre o projeto Retratos da Defensoria

A ADPEC lançou um novo projeto chamado “Retratos da Defensoria: A imagem por trás dos números”, que prevê buscar melhorias nas comarcas e nos núcleos da Instituição na capital e no interior do estado. A Associação também busca entender quais são as necessidades e os pleitos dos defensores públicos cearenses, fazendo um verdadeiro raio-x das realidades encontradas. Ao todo serão mais de 40 núcleos visitados. O objetivo é ouvir a classe, sanar os problemas encontrados e buscar melhorias para a rotina de trabalho dos defensores públicos.

close
Start typing to see posts you are looking for.
Sidebar